terça-feira, 19 de julho de 2011

Seminário sobre a contribuição da cultura Jejê-Nagô na formação do candomblé no Brasil e o lançamento do livro "BITEDÔ - Onde Moram os Nagôs"

O Centro Cultural Agué Marê, numa parceria com o CEAP e AMAR, realizaram  um evento com marco  histórico para a cultura e religião do Povo Jêje-Nagô no Brasil.
O evento marcou o encontro Histórico entre Rio de Janeiro e Bahia: Sejá Undê, Bogun, Huntologi e Axé Oxumarê juntos num mesmo espaço, com um mesmo pensamento, numa grande felicidade, proporcionando encontros!!!
Mais de 200 pessoas se fizeram presentes no evento que aconteceu no Arquivo Nacional/RJ. Espaço esse, até pouco tempo atrás, "impensável" para a realização desse tipo de encontro.
Muitas foram as representações do Poder Público (Federal, Estadual e Municipais) e Privado, Acadêmicos, Religiosos de diversos seguimentos, inclusive evangélicos não intolerantes,simpatizantes, artistas,... foi um público diverso.
Esse encontro marca pela contribuição histórica e cultural, um novo momento para as religiões de Matriz Africana, em especial para as comunidades do Jêje, que por muito tempo estavam esquecidas  por ficarem fechadas em seus terreiros, tendo inclusive de ouvir que estava extintas no Brasil.
Foi o Povo Jêje mostrando quem é!!!
A homenagem a Zezinho da Boa Viagem foi um momento de grande emoção para todos os presentes. Zezinho da Boa Viagem, assim como outros grandes Baluartes da religião, entrou para a História, não se pode negar sua importância!!! Filhos, netos, bisnetos se fizeram presentes e receberam de todos o conforto e o abraço fraterno.
 O lançamento do Livro "Bitedô - onde moram os Nagôs"  surge como referencial da História da formação religiosa na Bahia do povo Jêje. Material que foi distribuído aos presentes para que possam conhecer um pouco mais da História.
Os acadêmicos: Monica Lima e Milton Guran deram um verdadeiro Show!!!
Contaram a história que o povo não conhece, contaram a história que todos deveriam ter acesso, contaram a história com a linguagem que que atingiu a todo o público, isso foi de grande importância!!!
Os Ogãs, juntos como nunca na história da religião, causaram grande emoção!!!
Os representantes religiosos, na simplicidade característica marcante do Povo Jêje, desenvolveram muito bem seus papéis.
A mestre de Cerimônia: Profª Valeria Teixeira (Etemin Aguecy), soube conduzir com firmeza e determinação todos os trabalhos. Fazendo com que o momento fosse realmente um momento de felicidade e confraternização para todos os presentes.
O cardápio servido aos presentes foi um sucesso: contou com o famoso Acarajé baiano (recheado com tudo que se tem direito), Vatapá, Amalá, Farofa baiana, Xinxim de galinha e arroz branco, acompanhado do Aruá (bebida típica da religião) e refrigerantes. Tudo a vontade!!!

Os representantes do Arquivo nacional estão de parabéns pelo atendimento dispensado, pela atenção, pela recepção, principalmente do povo religioso, no espaço.
Seguem algumas fotos que marcaram o evento:


















































Vejam mais fotos do evento no Orkut do Centro Cultural Ague Marê (centroculturalaguemare@gmail.com) e no Facebook da Profª Valeria Teixeira.

Um comentário:

  1. Todas as fotos apresentadas neste blog deveriam vir com citações referentes ao quê e quem as mesmas estão mostrando. Torna-se bastante problemático pois temos que adivinhar o que as mesmas retratam.

    ResponderExcluir