segunda-feira, 21 de março de 2011

A NAÇÃO JEJE MAHI DO RIO DE JANEIRO PERDE MAIS UM DE SEUS BALUARTES!!! MORREU HOJE: DOTÉ ZEZINHO DA BOA VIAGEM


Doté Zezinho da Boa Viagem, Nova Iguaçu/RJ. 
José Gomes de Lima (Zezinho da Boa Viagem), foi iniciado no Candomblé em 26 de Julho de 1943.
Filho de Tata Fomutinho 
Nação Jeje Mahi/Nagô-vodum 
[OQAAADyO6G0Ne6j1M9xtpgtIWzyMZICp6EhEuwBMIsvnBYVevU_NMkMB5Dn-ML4KQzlORe6MrLqmwUi0k8kWq3FjCXcAm1T1UBgnYLrry24e_fHYlBAAXFeIJoPM.jpg]




Tata Fomutinho  fundou o Kwe Ceja Nassó. Deixou uma legião de filhos, netos e bisnetos. Dentre esses, meu avô:  Jorge de Yemanja que fundou o Kwe Ceja Tessi, Tio Zezinho da Boa Viagem que fundou o Terreiro de Nossa Senhora dos Navegantes, Tia Belinha que fundou a Colina de Oxosse e Tio Amaro de Xangô.
Meu  avô Jorge de Yemanjá já se foi e, hoje perdemos Doté Zezinho  da Boa Viagem.
Mais uma grande perda para as comunidades de tradicionais de terreiros...



Dai-lhe, minha Mãe Oxum, o caminho para o descanso eterno.
E brilhe sempre para nós, a vossa Luz de bondade.
Descanse em paz, Tio Zezinho!!! 




Com carinho, de Etemin Aguecy,
Profª Valeria Teixeira.
21 de março de 2011.



3 comentários:

  1. não sou espirita , mas morei na minha infancia em frente ao terreiro do sr zezinho ,em nova iguaçu , pessoa bonissíma , bom vizinho, me lembro dos dias de festa , grandiosas , a rua ficava super movimentada , já tomei muito banho naquela piscina , peguei muito doce de cosme damião .... minha infancia , minhas lembranças de sr zezinho ....

    ResponderExcluir
  2. As duas fotos à cima (de cima para baixo) fazem parte talvez da última entrevista concedida pelo sacerdote, ao Jornal Icapra. Essa entrevista foi gravada em vídeo, estando disponível no You Tube. São dois vídeos onde nosso querido Tata Zezinho da Boa Viagem relata (muitas vezes bastante emocionado) partes da sua trajetória religiosa, revelando alguns detalhes da sua vida particular. Vale a pena assistir e até mesmo baixar pois é um documento histórico de grande valor.

    ResponderExcluir
  3. venho aqui pedir ajuda a um centro de cultura de jêje, peso licença a todos os mas velho e usa abença, meu nome é Carlos Henrique, sou ogã, fui feito na nação de Angola,e estou passando para nação de jêje, e estou me sentindo muito triste em relação a esta troca, pois foi a vodum Nanã da minha mãe de santo, que pediu esta troca, mas gostaria de saber por que é tão difícil de ter um conhecimento para se encontrar cantigas de jêje, por quem tem este conhecimento não passa para ninguém, t~em algum fundamento que os ogães tem que para o caixão com ele, aqui e um centro de cultura, e também não acho, por que? algém poderia me ajudar a encontra algum lugar para poder cantar para os vodunses de jêje, abença a todos.

    ResponderExcluir